Economia de combustivel...



Existem diversos "truques" simples para ajudar a economizar combustível. Siga essas idéias e tenha certeza de que terá de 10 a 15% de econômia garantida.

Andar devagar - Acima de 80 km/h, aumentar a velocidade em 10% irá usar entre 10 a 20%mais combustível, pois a resistência do ar é muito maior. Pergunte a sí mesmo se a pressa de chegar vale o custo extra.

Fechar as janelas e o teto solar, para reduzir arrasto aerodinâmico.

Manter o ar condicionado desligado a não ser que seja extremamente necessário devido ao calor ou chuva, mas ligue-o sempre pelo menos uma vez por mês a fim de evitar que o equipamento quebre por falta de uso. Dirigindo na estrada, a mais de 90 km/h, é melhor manter os vidros fechados e ligar o ar condicionado.

Limpar a lixarada - carregar excesso de peso gasta combustível, verifique se você está carregando coisas desnecessárias e pesadas com você.

Antecipar suas ações, em vez de ficar acelerando feito um doido e ter de freiar forte em engarrafamentos, tente antecipar o transito a sua frente e ande em velocidade moderadas para você não ter que ficar freiando a toa. Lembre-se que dirigir agressivamente é jogar dinheiro e energia fora, desgasta os freios e desperdiça combutível em acelerações.

Manter os pneus calibrados - manter os pneus com a pressão recomendada vai ajudar e muito na econômia, incluindo melhor aderência sobre o piso, se os pneus estiverem com 20% abaixo da pressão recomendada, a média de aumento de consumo é de 10%, sem contar que calibragem errada desgasta prematuramente os pneus.

Usar marchas longas ( 4a. e 5a. ) - motores são mais eficientes a baixa velocidade que em alta, exatamente porque muita energia é gasta e perdida em calor pelas partes internas do motor. Procure passar as marchas em 3000 RPM e esse é exatamente o regime ideal entre potência e econômia ( 3000 RPM ).

Fazer a manutenção preventiva, verificar cabos de velas, velas, filtro de ar a cada 10.000km a fim de manter a qualidade da ignição sempre otimizada. Velas sujas, cabos com mal contato, ou falta de aterramento nas velas, aumenta muito o consumo.

Abastecer sempre em postos de confiança, combustível de boa qualidade geralmente torna o carro mais econômico e danifica menos o motor, combustível barato nem sempre é sinônimo de econômia.

Usar o óleo correto para o seu motor dando preferência a óleos semi-sintéticos ou 100% sintéticos e faça as trocas regularmente, respeitando as recomendações do fabricante do veículo, óleo novo não faz mal a ninguém.

Boa econômia.

Fonte Original: http://www.fuelsaving.info/driving.htm
Fonte Traduzida: http://forum.renaultclube.com/index.php
Tradução original: Gabriel Valente

Adaptado para o Blog da PS.