Niveis de preparação
Uma das coisas mais dificeis para quem começa a montar um carro preparado é saber definir o que quer do carro.
Será um carro com preparação leve?
Será um carro só de pista?
Será um carro para correr na pista mas que também será usado no dia a dia?
Será um carro de pista com preparação pesada?
Tudo isso influência muito no tipo de equipamentos e alterações que precisarão ser feitas no carro, e muitas vezes dependendo do estÁgio de desempenho, também nos equipamentos adquiridos.
Se a preparação for algo leve, muitas vezes um kit turbo básico ou um simples kit nitro devem cumprir bem o papel de dar alguns cavalos ao motor, deixando-o confiável.
Mas quando a coisa começa a ficar séria, as peças que se encontram no mercado não são perfeitas o suficiente, portanto para extrair o máximo delas é necessário alguns retrabalhos, por exemplo, uma wastegate utilizada num turbo com 1,5 bar de pressão cumprirá seu papel sem grandes problemas por muitos e muitos anos, mas quando a preparação começar a ficar pesada demais, obviamente ela precisará de mais atenção.
Em carros top nada é plug and play, tudo exige trabalho redobrado.
Por isso, é ideal que a pessoa que quer preparar seu carro tenha consciencia do que realmente deseja extrair do seu motor.
Se você quer algo simples o mercado está cheio de opções, mas se você já está num estágio mais avançado não adianta se iludir, prepare-se para trabalhar muito, porque quase nada que existe pronto, serve para você.
Um carro realmente rápido não é feito de marcas de peças e ou quantidade de equipamentos, um carro rápido é feito de muito trabalho.
Sabendo o que você quer do carro, você economiza muito tempo, dinheiro e trabalho.
Se você quer algo básico, você não precisa gastar fortunas em peças que estão além das suas necessidades, porém se você quer altissimo desempenho, nem se iluda comprando peças achando que seus problemas serão resolvidos por equipamentos de "grife".
Pense no Custo x Beneficio sempre.