Turbo Básico?




Uma dúvida que muitos tem em relação a turbinar um automóvel é saber o que realmente é necessário para tanto.

O kit turbo básico, normalmente, é composto pelos itens indispensáveis para se turbinar o motor de um carro.

Os principais itens são:
1 - Válvula de Prioridade, que é a responsável pelo adorado espirro dos carros turbinados.
2 - Válvula de Alívio, que apesar do nome confundir os leigos, não é a responsável pelo espirro, e sim pela regulagem da pressão do turbo.
3 - Dosador de combustível, que como o nome diz é o responsável por dosar a pressão e quantidade de combustível enviado para os bicos injetores ou para o bom e velho carburador.
4 - Turbina, que é o coração do sistema.
5 - Coletor de escape que é onde a turbina fará seu milagre, ela será acoplada a ele atravéz de prisioneiros que também fazem parte do kit, e assim cumprirá a sua função de reaproveitar os gases da queima, para atravéz do seu giro enviar ar para admissão do motor.
6 - Tampa de pressurização, também conhecida como mufla, ou em carros equipados com injeção eletrônica, o tubo de pressurização.
7 - Saída de escape.
8 - Miudezas, como parafusos, abraçadeiras, niples, mangueiras e mangotes entre outros itens.

Um item indispensável e que atualmente não faz mais parte dos kit's é a bomba elétrica de combustível, 90% dos carros precisam desse item, pois a original não dará conta de alimentar a nova cavalaria, mesmo com baixa pressão de trabalho.

Claro que existem dezenas de outros upgrades possíveis e até mesmo recomendáveis.

As peças de um autómovel em geral são super-dimencionadas, se você não abusar da pressão da turbina e dirigir com cuidado, poupando o equipamento, é possível se divertir com um kit turbo básico antes de partir para up's.

Apesar disso, é necessário prestar atenção em alguns componentes:

Transmissão:
Os primeiros componentes que sofrem em um carro preparado, são as peças de transmissão.
Câmbio, homocinéticas e principalmente a embreagem, são os primeiros itens da lista de peças a serem reforçadas para evitar dores de cabeça com a preparação do seu carro.

Escapamento:
A saída de escape que vai presa na turbina vem no kit turbo básico, mas o resto do escapamento não faz parte, apesar de os carros turbinados serem bem mais silenciosos que os aspirados, é bom procurar uma loja especializada e fazer um escape com canos de maior diametro do que o original.

Admissão:
Alguns carros atuais tem o coletor de admissão de plástico, oque compromete muito o uso de pressões acima de 0,4 BAR, sendo possível usar um pouco mais em alguns casos, há carros onde é possível.

Pistões e Bielas Forjados:
Para usar pressões mais altas nos motores turbinados sem correr grandes riscos de quebra, uma solução é a utilização de pistões e bielas forjados, muito mais resistentes que os componentes originais garantem maior durabilidade ao motor.

Existem muitos outros itens que merecem tratamento especial, mas tendo bom senso é possível se divertir muito e fazer as melhorias aos poucos.