Escolhendo um mecânico

Hoje em dia a variedade de carros encontrados no mercado, praticamente tornam impossível fazer toda a manutenção numa mesma oficina.

Se você não tiver um mecânico de extrema confiança, faça as manutenções de seu carro em oficinas especializadas.

Por exemplo;

Seu carro deu problema de suspensão?
Leve em alguma oficina especializada em suspensão, esse cara sabe qual a marca de peças "aguenta o tranco" e qual não aguenta, ele também sabe qual a melhor forma de resolver certos problemas, por que ele só trabalha com isso.

Deu problema no freio?

Leve em oficina de freios. E assim por diante.

Fuja dos autocentros e dos mecânicos de fundo de quintal para fazer a manutenção do seu carro, a não ser que o cara seja de sua extrema confiança.

Procure algum mecânico com recomendação de algum amigo, parente ou colega de trabalho.

Mesmo que em cidades pequenas seja díficil, tente descobrir em sua cidade ou região, alguém que seja especialista na sua necessidade.  

Fuja dos autocentros ou de oficinas "faz tudo" pois quem faz tudo, não é especialista em nada.

Em geral, os autocentros tem um gerente que não sabe nada de carros, comandando um bando de "mexânicos" recém saidos de cursos de mecânica que sabem menos ainda.

 Essas oficinas fazem a mesma "empurroterapia" de peças que as concessionárias fazem, trocando oque não precisava ser trocado, e ainda tem o agravante de que normalmente a mão de obra é muuuuuito despreparada, e as peças não são de primeira linha.

Não que a mão de obra das autorizadas seja boa, é que a dos autocentros normalmente é ainda pior.

Todas as vezes que tentei fazer serviços em autocentros, me arrependi; ou porque cobraram por peça original e colocaram segunda linha, ou porque o estagiário do SENAI não sabia oque estava fazendo, ou porque queriam que eu trocasse coisas que não precisava.

Tive um Uno que fizeram um orçamento de 1400,00 reais numa oficina de uma grande rede, desconfiado, levei o carro no meu mecânico (o bom e velho Zé) e fiz o reparo por 300,00, e o carro ficou perfeito.

Não se encante com mecânicos uniformizados, ou piso branco e sala de espera climatizada.  

Oficina boa, tem movimento, desconfie de oficinas vazias. 

Também desconfie de oficinas em que o dono está de camisa branca sentado numa sala com ar condicionado e não coloca a mão na massa.

Em geral, oficina boa, é aquela em que o dono é a referência, quando as pessoas te dizem, vai lá e fala com o FULANO, e não oficinas com nomes bonitos e pomposos, que quando você for reclamar de um serviço mal feito, a pessoa que te atendeu nem trabalha mais lá.

Existem exceções? Sim, mas pra mim, mecânico bom, tem sua própria oficina.

Um "Zé" de confiança é melhor que um luminoso de neon na fachada.

Outra coisa importante, o barato sai caro SEMPRE, mecânico bom cobra o justo, peça de primeira linha, custa caro SIM, ninguém faz milagre.

Mão de obra baratinha e peça pela metade do preço, vai resultar em um conserto mal feito que vai durar um mês.