ND-9
ND9 - FINAL DE TEMPORADA DA ASSOCIAÇÃO DESAFIO
- A ND9, que encerra o Campeonato da Associação Desafio em 2011, será realizada domingo, dia 27/11 e apresentará algumas novidades.
1 - Os portões do autódromo devem abrir as 7h da manhã para receber quem vem de longe e deseja chegar cedo para organizar seu box e seu churrasco.
2 - A inscrição e validação da inscrição para quem fez pela internet, abrirá as 8.30h, no lugar já tradicional, o escritório da administração do autódromo.
Quem se inscreveu pela internet terá a sua espera um envelope com o material necessário para ir a pista: termo de responsabilidade preenchido (apenas esperando assinatura), pulseira de pista e o número escolhido, assim evitando a formação da fila.
3 - A partir desta etapa, haverá um número padrão OBRIGATÓRIO, que vai custar 5 reais para quem ainda não possui.
Este número seguirá válido durante 2012.
O objetivo do número padrão é evitar confusões na marcação dos tempos, uma vez que é comum um carro que disputa outros campeonatos e provas, ter outra numeração, o que invariávelmente leva a confusões na hora de anotar os dados na pista.
4 - IMPORTANTE: as inscrições e validação de inscrição (para quem fez pela internet) encerrarão as 12hs, junto com o final dos treinos livres.
Também é necessário destacar que os 10 reais pagos na entrada, são relativos ao ingresso no autódromo, não tendo nenhuma relação com a inscrição.
A inscrição na prova, segue gratuita desde a primeira ND. A única diferença é que na primeira ND, o autódromo abriu mão do valor do ingresso para quem iria competir.
5 - A etapa classificatória iniciará após a pausa para o almoço, as 14h (2 da tarde).
É importante que os pilotos que disputam o campeonato se assegurem de dar suas 3 passadas válidas para formação dos pontos, pois as classificatórias serão encerradas as 18 horas (6h da tarde). Esta final será muito disputada, pois existem pelo menos 6 competidores em condição de vencer.
6 - Um pouco antes das 14hs, os principais competidores do campeonato presentes, serão chamados a reta para fazerem parte de uma foto histórica de 2011 - com seus carros.
7 - Após a definição dos classificados para o SUPER8 e o TOP16, pilotos e carros serão chamados a comparecer na reta para que os locutores façam a apresentação ao público e sera clicada a foto oficial do ano de 2011.
8 - Logo após inicia o Super8.
9 - Após o término do Super8, terá inicio o TOP16.
10 - A ND9 marca também o ponto, onde pela primeira vez será usado o pinheirinho PRO no SUPER8 e TOP16. A diferença entre o PRO e o SPORTSMAN (usado na maioria das provas do Brasil) está na velocidade em que "caem" as luzes amarelas. A velocidade usada no PRO sera 0.4s. Mais uma variável para colocar em cheque os pilotos. A parte boa, é que é mais difícil "queimar".
Ainda não será desta vez que será adotado o "alinhamento PRO", onde os pilotos se auto colocam. A muito que os organizadores da prova esperam ter em funcionamento está que é uma das melhores características das Drag Races. Porém, como Tarumã é desnivelado (é um autódromo e tem a inclinação da Curva 1) exigiria um controle complicado da embreagem para impedir que o carro corra para tras. Para não prejudicar os pilotos, é algo que ficará para o futuro. É preciso que fique claro, que tecnicamente, a cronometragem de Jaime Kopp, tem todas as condições de colocar isso em funcionamento a qualquer momento.
IMPORTANTE;
A partir da ND9, o autódromo passa a exigir como norma de segurança o uso de camisa de manga longa, preferencialmente blusão ou casaco de algodão para proteção contra chamas.
Segundo Marcio Pimentel diretor do autódromo, está é uma medida de caráter irrevogável, que vem para aumentar a segurança e abrir caminho para melhores normas em um futuro próximo.